sábado, 28 de novembro de 2009

Relato

Relato de um Aluno Portador de Cegueira Total
Arlete & Lucimar

O aluno Ailton Manoel do Nascimento, 32 anos, aluno de escola pública em nossa cidade, Presidente Médici-RO, relata que teve acesso pela primeira vez à escola aos 27 anos. Atualmente cursa 8ª série do EJA -Educação de Jovens e Adultos.
 Na sua fala ele reporta, que teve resistência quanto a sua iniciação aos estudos, temia discriminação, preconceito, medo de não ter sucesso na aprendizagem, etc. Teve seu primeiro acesso às aulas por meio da sala de recursos devido o medo que carregava dentro de si, relacionado à não aceitação por meio dos colegas. Sendo assim, começou sua adaptação na sala de recursos para depois ter acesso à sala inclusiva e antes de completar um mês de freqüência aos estudos já teve iniciativa de socialização na sala de ensino regular.
 Conta que dificuldades encontradas, em sua trajetória escolar tem sido o acesso ao uso do Braille, por não poder se comunicar com os colegas e professores por meio desse recurso. Não há interatividade. Contudo relata que a importância do recurso tem sua relevância particular, para o crescimento do conhecimento por meio da leitura. Segundo o aluno Ailton, o DOSVOX recurso que já utiliza é fundamental para seu acesso de comunicação impressa com outros, porém, ele ainda, não tem retorno para si daquilo que digita.
Quanto à inclusão, apesar de não ter sofrido preconceito, e de informar que encontra receptividade no ambiente escolar, tanto por meio dos educadores, quanto por meio dos colegas, Ailton M. do Nascimento relata: “Acredito que seria melhor uma sala de ensino só para deficientes visuais, pois o atendimento seria voltado especificamente para as necessidades da turma”.
Quanto ao acesso ao meio social de forma independente, ele informa que a proteção familiar muitas vezes atrapalha. Isso retarda o amadurecimento e adaptação aos meios. Por meio da educação escolar já se locomove independente em todo o ambiente escolar, porém com respeito à locomoção a lugares abertos será iniciada uma etapa de educação por meio da professora da sala de recursos.
Como progresso resultante de seu acesso à educação inclusiva, ele já faz uso de celular, computador, e cursa computação com o objetivo de aprender acessar a internet brevemente.

Um comentário:

  1. Este texto é um relato de uma conversa que a professora Lucimar e eu, Professora Arlete, tivemos com o aluno Ailton, estudante da 8ªsérie, matriculado no CEEJA, aqui na nossa cidade.

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