Conta que dificuldades encontradas, em sua trajetória escolar tem sido o acesso ao uso do Braille, por não poder se comunicar com os colegas e professores por meio desse recurso. Não há interatividade. Contudo relata que a importância do recurso tem sua relevância particular, para o crescimento do conhecimento por meio da leitura. Segundo o aluno Ailton, o DOSVOX recurso que já utiliza é fundamental para seu acesso de comunicação impressa com outros, porém, ele ainda, não tem retorno para si daquilo que digita.
sábado, 28 de novembro de 2009
Relato
Relato de um Aluno Portador de Cegueira Total
Arlete & Lucimar
O aluno Ailton Manoel do Nascimento, 32 anos, aluno de escola pública em nossa cidade, Presidente Médici-RO, relata que teve acesso pela primeira vez à escola aos 27 anos. Atualmente cursa 8ª série do EJA -Educação de Jovens e Adultos.
Na sua fala ele reporta, que teve resistência quanto a sua iniciação aos estudos, temia discriminação, preconceito, medo de não ter sucesso na aprendizagem, etc. Teve seu primeiro acesso às aulas por meio da sala de recursos devido o medo que carregava dentro de si, relacionado à não aceitação por meio dos colegas. Sendo assim, começou sua adaptação na sala de recursos para depois ter acesso à sala inclusiva e antes de completar um mês de freqüência aos estudos já teve iniciativa de socialização na sala de ensino regular.
Conta que dificuldades encontradas, em sua trajetória escolar tem sido o acesso ao uso do Braille, por não poder se comunicar com os colegas e professores por meio desse recurso. Não há interatividade. Contudo relata que a importância do recurso tem sua relevância particular, para o crescimento do conhecimento por meio da leitura. Segundo o aluno Ailton, o DOSVOX recurso que já utiliza é fundamental para seu acesso de comunicação impressa com outros, porém, ele ainda, não tem retorno para si daquilo que digita.
Conta que dificuldades encontradas, em sua trajetória escolar tem sido o acesso ao uso do Braille, por não poder se comunicar com os colegas e professores por meio desse recurso. Não há interatividade. Contudo relata que a importância do recurso tem sua relevância particular, para o crescimento do conhecimento por meio da leitura. Segundo o aluno Ailton, o DOSVOX recurso que já utiliza é fundamental para seu acesso de comunicação impressa com outros, porém, ele ainda, não tem retorno para si daquilo que digita.
Quanto à inclusão, apesar de não ter sofrido preconceito, e de informar que encontra receptividade no ambiente escolar, tanto por meio dos educadores, quanto por meio dos colegas, Ailton M. do Nascimento relata: “Acredito que seria melhor uma sala de ensino só para deficientes visuais, pois o atendimento seria voltado especificamente para as necessidades da turma”.
Quanto ao acesso ao meio social de forma independente, ele informa que a proteção familiar muitas vezes atrapalha. Isso retarda o amadurecimento e adaptação aos meios. Por meio da educação escolar já se locomove independente em todo o ambiente escolar, porém com respeito à locomoção a lugares abertos será iniciada uma etapa de educação por meio da professora da sala de recursos.
Como progresso resultante de seu acesso à educação inclusiva, ele já faz uso de celular, computador, e cursa computação com o objetivo de aprender acessar a internet brevemente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este texto é um relato de uma conversa que a professora Lucimar e eu, Professora Arlete, tivemos com o aluno Ailton, estudante da 8ªsérie, matriculado no CEEJA, aqui na nossa cidade.
ResponderExcluir