terça-feira, 24 de novembro de 2009

Uma inacessibilidade muito comum e especial para cegos.


Uma inacessibilidade muito comum e especial para cegos.

A partir de um determinado momento, e por motivo de segurança, inúmeros aplicativos em sitescomeçaram a possuir senhas numéricas e alfanuméricas em imagens para que fossem repetidas pelo usuário através do teclado. Isso impede completamente o acesso de pessoas com deficiência visual a esses aplicativos. Essas pessoas sem poderem ver as imagens e sem que essas imagens tenham equivalência textual, pois softwares inteligentes conseguiriam ler esses textos e colocá-los no campo de edição, onde deveria ser digitada a senha, ficam sem poder entrar em diversas seções dos sites, como as de bancos on line, por exemplo. Isso acabou por se tornar uma grande barreira de acesso em diversas partes da web, deixando as pessoas cegas fora de serviços essenciais para elas.
Uma das formas de solucionar esse grande problema, é se fazer perguntas básicas e de dificuldade mínima, a ser escolhida pelo próprio usuário. Por exemplo: qual o primeiro mês do ano? Qual o mês que se costuma comemorar o Natal? Nenhum software consegue responder perguntas, ainda mais quando são periodicamente trocadas. Além disso, é claro, em lugares de maior segurança, como nas contas bancárias, somente o dono da conta conhece sua senha pessoal, que pode e sempre é colocada por via do teclado.
Outra possibilidade é a de ser repetida a senha que está na imagem por voz, contanto que seja devagar e com poucos caracteres, para que a pessoa cega possa digitar as letras e números "falados" sem se perderem pelo caminho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário